Bistrô da Casa Brasileira participa do festival gastronômico caiçara

O Bistrô da Casa Brasileira participa entre os dias 15 e 18 de Março do II Festival Gastronômico Caiçara de São Sebastião. Evento dedicado a celebrar a culinária nativa da região.

Adriana Saldanha, Jornalista, documentarista, idealizadora da Casa Brasileira e estudiosa da cultura culinária.

A Rua da Praia, no centro de São Sebastião, litoral norte de São Paulo, onde está instalada a Casa Brasileira, será o endereço da gastronomia caiçara entre os dias 15 e 18 de março. Chefs de cozinha da região estarão reunidos no II Festival Gastronômico Caiçara/2018, na Praça de Eventos do município, das 12h às 23h, com uma mostra do que melhor se produz de comida com os ingredientes e sabores da terra e com as várias espécies de peixes desta região do litoral paulista.
O evento é organizado pela Secretaria de Turismo de São Sebastião, juntamente com os diversos restaurantes, bistrôs, docerias, artesãos, contadores de histórias, músicos locais e convidados e, claro, pescadores e pescadoras.
O Festival acontece em comemoração ao Dia do Caiçara, 15 de março, e será marcado por 12 apresentações de chefs, com preparação ao vivo de receitas salgadas e doces, durante os 4 dias.
Adriana Saldanha, chef à frente do Bistrô da Casa Brasileira, participa pela primeira vez desse encontro da gastronomia caiçara no litoral norte. “A pesquisa sobre a cozinha brasileira é realizada há alguns anos pelo Instituto Mpumalanga, e o jeito caiçara de cozinhar está dentro desse repertório de estudos”, afirma Adriana. Jornalista e documentarista, idealizadora da Casa Brasileira, diretora dos projetos educacionais Caravana do Esporte e Caravana das Artes e gestora do Instituto Mpumalanga, Adriana Saldanha dedica-se agora a unir cultura e culinária.

II Festival Gastronômico Caiçara

“As andanças de 13 anos por municípios do interior do Brasil com a Caravana das Artes nos permitiu conhecer de perto e documentar em audiovisual temperos, produtos e modos variados de preparar pratos característicos de várias regiões”, esclarece Adriana Saldanha, ao falar do desafio de trazer a culinária para o espaço de cultura e artes Casa Brasileira, inaugurado em dezembro de 2017 em São Sebastião.
Sobre o II Festival Gastronômico Caiçara, Adriana diz que “será uma experiência de muito aprendizado participar pela primeira vez do Festival, ao lado dos grandes chefs da cozinha local”. E enfatiza: “entendemos a culinária como arte e cultura, para longe dos modismos, e desejamos apresentar ao público o nosso olhar e prática em torno dos pratos tão ricos da gastronomia caiçara”.

O Bistrô da Casa Brasileira vai apresentar, ao vivo, dois pratos com ingredientes da terra e das águas do nosso litoral: “Garoupa ao forno com pirão e chips rústicos de mandioca” e “Risoto de Camarão Finalizado com Alho Negro”.
Adriana Saldanha prepara as receitas na Cozinha Show às 12h do sábado (17/03) e às 20h do domingo (18/03), na Praça de Eventos da rua da praia.
No Bistrô da Casa Brasileira, atendendo no II Festival Gastronômico Caiçara, quem for poderá pedir os dois pratos da cozinha show e outras comidinhas como: porção de empadinhas de camarão, bolinho de bacalhau, bolinho de mandioca com siri e os doces: bolo de mandioca com coco, pudim de mandioca e doce de banana.

Serviço:

O quê: Bistrô da Casa Brasileira no II Festival Gastronômico Caiçara

Onde : Praça de Eventos da Rua da Praia – Centro de São Sebastião-SP
Quando: Dias 15,16,17 e 18 de março/2018

17/03 sábado – 12h COZINHA SHOW do Bistrô da Casa Brasileira / Receita ao vivo: Garoupa ao forno com pirão e chips rústicos de mandioca, com degustação gratuita

18/03 – Domingo – 20H COZINHA SHOW do Bistrô da Casa Brasileira / Receita ao vivo : Risoto de Camarão Finalizado com Alho Negro, com degustação gratuita.

Evento aberto ao público. Veja programação completa no site da Prefeitura de São Sebastião.

Adriana Saldanha, Jornalista, documentarista, idealizadora da Casa Brasileira e estudiosa da cultura culinária irá preparar duas receitas no II Festival Gastronômico Caiçara – Foto: Célia Santos