Caravana das Artes

abre

criado

APRESENTANDO O PROJETO

A Caravana das Artes é um projeto itinerante que percorre municípios com baixos índices de desenvolvimento humano (IDH) e Infantil (IDI), promovendo  atividades artísticas entre crianças e jovens, além de capacitação aos professores da rede pública.

Um movimento que acredita no poder mobilizador da arte, na possibilidade de  aprender e  construir juntos, na valorização  da  cultura, na promoção  dos  ideais democráticos e da paz.

Uma metodologia  que transforma  a realidade das crianças e dos jovens em espaço e conteúdo para o aprendizado  e,  principalmente, valoriza o papel do professor como  ator social  com grande influência na comunidade. Durante o ano são atendidos 10 municípios de diversos estados brasileiros.

parceria

OBJETIVOS DO PROJETO

Objetivos específicos

Atendimentos às crianças por meio de oficinas de Música, Danças e outras manifestações artísticas.

Atendimento aos professores da rede pública, jovens multiplicadores, líderes comunitários, mestres de saberes entre outros.

Formular uma proposta de política pública em Arte, por meio da implantação do Núcleo Movimento.

Resultados esperados por cidade

1200 crianças  de 07 a 14 anos

Número de professores atendidos: 100.

Promover a reflexão e o debate sobre a importância do fazer artístico para o desenvolvimento humano. Criação do Plano Político Pedagógico, documento criado pelos participantes da formação que será entregue  aos gestores da cidade como auxílio às  políticas públicas.

CRIAÇÃO DO NÚCLEO MOVIMENTO

Durante a formação dos professores é criado um núcleo, que terá a missão de dar continuidade ao projeto após a passagem da Caravana;

O grupo colocará em prática o documento criado durante a formação chamado de PPP (plano político pedagógico), que visa fomentar o conceito da arte-educação no município e aprimorar as políticas públicas locais;

Por meio das mídias sociais, os professores da Caravana das Artes terão diálogo frequente com os núcleos, apoiando e direcionando com novas informações.

FORMATO DE ATENDIMENTO ÀS CRIANÇAS

As crianças são recebidas e participam de atividades em SEIS áreas:

004

As atividades são desenvolvidas utilizando instrumentos simples e de fácil acesso aos professores, como: baldes, lenços, pé de lata, entre outros, os professores conduzem às crianças a experimentação.

 

Untitled-212

REGIÕES QUE RECEBEM A CARAVANA

005_

PRINCIPAIS RESULTADOS

Atendimento direto de mais de 84.000 crianças e jovens;

Atendimento indireto de mais de 1.000.000 crianças e jovens;

Atendimento direto  7.000  professores;

700.000 km percorridos

70 horas de documentários no ar, sem considerar as reprises;

Mais de 300 matérias nos telejornais;

Depoimentos de 800 personagens da cultura popular;

75% dos municípios atendidos aprovam a arte educacional como prática nas escolas públicas pós passagem caravana; 

100% de impacto da Caravana das Artes e sua metodologia aplicada pelos professores nas escolas, principalmente no momento da regulamentação da música pelo Ministério da Educação. 

007_

NOVIDADES…

 

Fique por dentro de todas as novidades da Caravana das Artes através do site: caravanaesporteartes.com.br

Responsive-Screen-Mockup-Pack_home_003