Chá com Livros, papo literatura no Facebook do Mpumalanga

Um diálogo descontraído, online e ao vivo,  sobre o mundo dos livros e as novas formas de ler,  inaugurou a revista Chá com Livros no último sábado, 16 de maio desta quarentena de 2020, no facebook do Instituto Mpumalanga.

Com mediação de Ana David,  advogada e coordenadora do projeto Todas por Elas,  e de  Janaína de Figueiredo, antropóloga, escritora e curadora literária do Todas por Elas na Literatura, a estreia de Chá com Livros teve participação especial  da contadora de histórias, Alexandra Pericão, e da  jornalista, educadora,  Chef de cozinha e diretora do Mpumalanga,  Adriana Saldanha.

“Em tempos de quarentena, onde não temos acesso aos encontros literários presencias em feiras, centros de cultura ou livrarias,  o Chá é um espaço de aproximação e boa conversa sobre o mundo literário”, afirma Adriana Saldanha.   Adriana é também gestora do centro de cultura e artes Casa Brasileira em São Sebastião, espaço conceito do Mpumalanga,   e Chef  do  Brasileira Gourmet,  ambos fechados neste momento, obedecendo a quarentena.  

No primeiro Chá com Livros,  Adriana sugeriu dois títulos que falam de comida e histórias:  “Escola dos Sabores”, de Erica Bauermeister, sobre Lilian, uma Chef que lida com o efeito mágico dos temperos,  e  “Cozinhando História: receitas, histórias e mitos de pratos afro-brasileiros” ,  organizado por Josmara Fregonese, Marlene Jesus da Costa e Nancy de Souza, com ideias, receitas e histórias a partir da oficina de culinária criativa oferecida pela  Fundação Pierre Verger, da Bahia.    Alexandra Pericão declamou Gabriela Mistral e comentou o livro do mês do Todas por Elas na Literatura do próximo  26/05, enquanto Ana David e Janaína de Figueiredo deram outras dicas de leitura para adultos e jovens.

Você pode conferir no facebook do Mpumalanga a estreia de Chá com Livros na íntegra:  https://www.facebook.com/institutompumalanga/

Iniciativa do Mpumalanga, dentro dos novos cenários das rodas de conversa em tempos de distanciamento social,  a revista online terá “lives” semanais, sempre aos sábados, com   dicas de leitura, serviço,  informações sobre o livro do mês  do Todas por Elas na Literatura,  novidades tecnológicas do universo das letras e muita interatividade.  Toda semana convidados especiais, que  vão revelar  histórias pessoais, dar opiniões e sugerir leituras. 

 Neste sábado, dia 23 de maio,  Chá com Livros terá como convidados o ator,  escritor e apresentador de TV,  Vinicius Campos, e  a Chef Adriana Saldanha.  Vinicius  Campos  falará sobre as leituras que inspiram seus livros para o público jovem e sobre  áudio livros, e Adriana Saldanha trará outras informações sobre a escrita dos alimentos.

“O Chá com Livros é orgânico. Chá de canela, chá de gengibre, chá de erva doce ou de camomila… Quente ou frio, de ervas ou flores, um ótimo parceiro para um bom livro. Chá com Livros é um momento de troca de informações com destaque para as letras”, completa a Chef Adriana. 

A roda de conversa online  no  Chá com Livros terá participação dos seguidores da página,  no chat ao vivo,  e em outras interações que serão anunciadas em cada edição. 

Serviço:
Chá com Livros – Em Casa        
Local: https://www.facebook.com/Casa-Brasileira-Instituto-Mpumalanga
Facebook do Instituto Mpumalanga/Casa Brasileira
Dia 23/05/2020 –  sábado –  17h 
Informações – (11) 9 98388794