Metodologia

A metodologia Viva com Arte é uma plataforma educacional desenvolvida há 9 anos, que visa contribuir para as condições reais de desenvolvimento à crianças e adolescentes, considerando seus direitos fundamentais à educação, cultura e liberdade.

O Instituto Mpumalanga acredita no poder da arte no processo de aprendizagem com o objetivo de propiciar sentido, pertencimento, identidade, criatividade, afetividade, autoria e felicidade à vivência escolar, seja para educadores, crianças e gestores da rede pública de ensino e ou agentes e mestres de cultura.

A reflexão a partir do corpo integro, espaço indelével de ação cognitiva, afetiva e psicomotora é a base para entender a gestão escolar escolar que se beneficia das linguagens artísticas para (re)construir pontes educativas no seu fazer cotidiano, contribuindo para uma educação onde conteúdo e existência individual e coletiva sejam parte de um processo integrado.

A metodologia é desenvolvida de forma participativa com o objetivo de dar voz ao professor no estímulo a seu protagonismo no processo de reflexão para uma educação transformadora. Ao longo dos módulos são utilizadas técnicas de reflexão teórica e vivências como princípio do processo de sensibilização do sujeito escolar: educador e criança.