O fole da sanfoneira Lívia Mattos e a percussão afiada de Alessandra Leão, na Casa Brasileira

Nesta quinta-feira, dia 12 de julho, às 20h , Lívia Mattos e Alessandra Leão unem sanfona, percussão e vozes num único show, na Casa Brasileira, em São Sebastião, litoral norte de São Paulo.

Show com Lívia Mattos e Alessandra Leão

A baiana Lívia Mattos e  a pernambucana Alessandra Leão são instrumentistas, cantoras e compositoras que vêm desenvolvendo trabalhos autorais e  colaborando com projetos de outros artistas. Nessa apresentação em duo, as duas artistas  buscam cruzar as suas referências, sotaques e sonoridades,  e propor outras leituras de suas próprias canções e releituras de outros artistas que as influenciam, como Capiba, Bule-bule e Lhasa de la Sela.  

O encontro musical com as duas cantoras, compositoras e instrumentistas  tem apoio do Hotel do Sol e da  Multimídia Painel de Led.     Os ingressos custam R$ 40,00  e a renda é revertida para os projetos educacionais da Casa Brasileira, centro de artes e cultura do Instituto Mpumalanga.

Sobre as artistas :
Lívia Mattos é acordeonista e cantautora. Começou a sua carreira artística  em 2002, no circo, onde despertou o interesse pelo acordeom como recurso cênico. A partir de então incursionou no meio musical, em bandas e espetáculos, dividindo-se entre palcos e picadeiros. Com o seu trabalho musical, apresentou-se em festivais pelo mundo como “Accordions Around the World”, em Nova Iorque;  no “Akkorden Festival Wien”, em Viena; “Sommerwerft Festival” , em Frankfurt; dentro outros – além de participar do programa OneBeat 2017, apresentando-se por quatro estados estadunidenses, com 25 músicos de 17 países diferentes.

Em 2017, lançou o álbum autoral “Vinha da ida”, pelo Natura Musical, com o qual vem circulando pelo país.  No período de São João, apresenta o show “Arraiá da Sanfoneira”, e nos carnavalescos, o “Folia de Fole”, criados especialmente para estes festejos populares. Concomitante ao seu trabalho, acompanha o cantor e compositor Chico César em shows pelo país, como também pela Europa e América Latina.  Pesquisadora sobre a música no circo no país, a também socióloga vem registrando entrevistas com circenses veteranos, bem como criando performances e intervenções a partir dessa interface. “A Sanfonástica Mulher-lona”, “Sanfona aérea” e “Mono Amour” foram  trabalhos artísticos criados a partir dessa trajetória entre a musica e o circo.

Alessandra Leão é percussionista, compositora e cantora. Iniciou sua carreira em 1997 com o grupo Comadre Fulozinha e atuou ao lado de músicos como Antônio Carlos Nóbrega, Siba, Silvério Pessoa, Kimi Djabaté (Guiné Bissau), Florencia Bernales (Argentina), entre outros. Em 2006, Alessandra deu início ao seu trabalho autoral com o elogiado Brinquedo de Tambor, produzido e arranjado em parceria com o violeiro, compositor e arranjador Caçapa. Em 2008 lançou o CD do projeto Folia de Santo, idealizado, coordenado e produzido por ela.

Em 2009, lançou seu segundo CD solo Dois Cordões, produzido por Caçapa e com patrocínio da Petrobrás, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Nesse mesmo ano compôs a trilha sonora do espetáculo teatral Guerreiras, de Luciana Lyra, lançado em livro+CD em 2010. Tem realizado turnês no Brasil, Argentina, Colômbia, França, Bélgia, Portugal e Holanda. Radicada em São Paulo desde 2014, apresenta o show Punhal de Prata, ao lado do músico Rafa Barreto, com um repertório dedicado às composições de Alceu Valença, lançadas nos anos setenta. Lançou a trilogia de EPs Língua – Pedra de Sal, Aço e Língua – entre o novembro de 2014 e setembro de 2015, com colaboração do Caçapa, da artista plástica Vânia Medeiros, da atriz e dramaturga Luciana Lyra.

Serviço:
Casa Brasileira – Show com Lívia Mattos e Alessandra Leão
Data: 12 de julho de 2018
Horário: 20h
Realização: Instituto Mpumalanga
Apoio: Hotel do Sol   e   Multimídia Painel de Led
Endereço: Av. Dr. Altino Arantes, 80, rua da praia, Centro | São Sebastião-SP
Informações fone (11) 998388794

Lívia Mattos e Alessandra Leão