Programação – Março 2018 – Casa Brasileira

CIÊNCIA DO MOVIMENTO E ARTE DE CONTAR HISTÓRIAS, NA CASA BRASILEIRA

Ana Moser, medalhista olímpica, presidente do Instituto Esporte & Educação e fundadora do Centro Esportivo Dois Andares, da Atletas pelo Brasil e da Rede Esporte pela Mudança Social.

Palestra sobre a cultura do movimento e uma vivência em pilates com a medalhista olímpica do vôlei, Ana Moser, são destaque na programação de março/2018 de oficinas e cursos da Casa Brasileira, centro de cultura e artes do Instituto Mpumalanga, em São Sebastião, litoral norte de São Paulo.

Dentro da programação da Casa Brasileira, Ana Moser mostrará um pouco da metodologia que desenvolveu para promover atividade física para todos, em dois horários, no dia 10 de março, sábado, pela manhã e ao final da tarde.

Neste mês de março, temas ligados ao universo feminino, saúde, cultura do movimento, às questões de gênero e ao empreendedorismo fazem parte da programação da Casa Brasileira, que também realizará um curso para educadores sobre como contar histórias.

OFICINAS – PROGRAMAÇÃO DO MÊS DA MULHER:

“ATIVIDADE FÍSICA E SAÚDE DA MULHER – VIVÊNCIA EM PILATES” –Oficina
*Período: dia 10 de março/2018- Às 10h ou às 16h30– 30 vagas por período
Com: – Ana Moser, medalhista olímpica, presidente do Instituto Esporte & Educação e fundadora do Centro Esportivo Dois Andares, da Atletas pelo Brasil e da Rede Esporte pela Mudança Social.
Resumo:- Palestra para mobilização das mulheres em torno do movimento e do esporte e vivência em pilates. Ana Moser falará de sua experiência e da metodologia de treinamento funcional para todos que desenvolveu para promover a atividade física e o bem estar.
*Inscrições gratuitas na Casa Brasileira ou nome e oficina para (11) 998388794.

“POESIA E EXPRESSÃO FEMININA: O DESPERTAR DA EMOÇÃO” – oficina
* Período: dias 09 e 10 de março/2018 – 2 turmas – Horários: 19h às 21h
* 25 vagas por turma
Com: – Josafá Filho, ator, produtor, performer, diretor de teatro e professor do Instituto Mpumalanga. Bacharel e licenciado em Dança.
Resumo: – A partir de poemas representativos do universo feminino, a oficina propõe uma experiência de redescoberta das emoções por meio de exercícios lúdicos de dança e teatro, aplicados à leitura de poesias. A oficina integra técnicas de leitura e interpretação, como dicção, ênfase da palavra, imaginação, visualização e emoção, com criação de sequências coreográficas de movimento.
*Inscrições gratuitas na Casa Brasileira ou nome e oficina para (11) 998388794.

“O BORDADO COMO EXPRESSÃO E ARTE” – palestra e prática com materiais.
*Período: dia 20/03/2018 – 2 turmas: 10h às 11h30 e 14h às 15h30
*10 vagas por turma –
Com: Rioco Kayano – Coletivo Mãos de Ariadne / Instituto Candeias
Uma mostra do trabalho do Coletivo Mãos de Ariadne, que tem no bordado formas de expressar ações e sentimentos e de contar histórias com linhas, tecidos e tintas variadas.
Inscrições R$ 15,00 – na Casa Brasileira ou reservas@mpumalanga.com.br

TODAS POR ELAS –“MULHERES DIVERSAS: O QUE NOS UNE”- roda de conversa –
*Período: dia 22 de março/2018 – Horário: das 14h às 20h. *30 vagas para a plateia. Gratuito.
Com:- mediação de Adriana Saldanha, jornalista, documentarista, diretora do Instituto Mpumalanga, diretora geral dos projetos Caravana do Esporte e Caravana das Artes, fundadora e gestora da Casa Brasileira.
Resumo: – Encontro entre 6 mulheres representativas em suas áreas de atuação, no centro de uma roda com plateia de 30 mulheres convidadas, para relatos de transformação de vida e debate em torno de linhas de pensamento sobre questões de gênero e empreendedorismo feminino.
*Inscrições gratuitas na Casa Brasileira ou nome e oficina para (11) 998388794

CURSO:

“CONTAR HISTÓRIAS: ENCANTOS DA ARTE NARRATIVA” –
curso para educadores e interessados em geral.
Período: 6,7 e 8 de março/2018 presencial das 18h30 às 22h30 +
14 horas de atividades externas supervisionadas + presencial dia 11 abril/2018, das 18h30 às 22h30. Carga horária: 30 horas.
Com: – Alexandra Pericão – escritora, atriz, contadora de histórias e professora do Instituto Mpumalanga.
Resumo: Por meio da introdução ao universo da arte milenar de contar histórias, o curso apresenta técnicas para o desenvolvimento de narrativas e sua aplicação prática. O objetivo é possibilitar aos participantes a experiência de narrar e ouvir histórias. Um mergulho nos caminhos do afeto, da imaginação e da escuta.
Investimento: – R$ 50,00
Inscrições: – na Casa Brasileira ou depósito antecipado. Informações: reservas@mpumalanga.com.br ou pelo fone: (11) 998388794.