SALVE VIDA INDÍGENA

Mpumalanga lança campanha para socorrer indígenas do Sul do Amazonas.

AJUDA COM ALIMENTOS PRETENDE  REDUZIR O  CONTÁGIO DO NOVO CORONAVÍRUS EM COMUNIDADES INDÍGENAS

No sul do Amazonas, o Purus, um rio sinuoso dentro da floresta, abraça diversos territórios indígenas. Desde 2015, o Instituto Mpumalanga realiza e apoia ações locais para fortalecer a língua materna e a cultura dos povos Apurinã, Paumari, Deni, Jarawara e Jamamadi, da região do Médio Rio Purus.

Agora, diante da pandemia do COVID 19, esses povos pedem ajuda!

É preciso garantir a vida!

Doe qualquer quantia. Ela será revertida em alimentos e materiais de higiene, cuja distribuição está sendo orientada pelas lideranças indígenas locais de Lábrea, a última cidade da Transamazônica.

A campanha pretende arrecadar recursos para compra de materiais de higiene e alimentos destinados a famílias indígenas que vivem  em terras  não demarcadas dentro de reservas extrativistas, em áreas urbanas do município de Lábrea ou ainda em assentamentos no trecho final da rodovia Transamazônica. 

Por estarem fora de territórios indígenas demarcados,  essas comunidades têm dificuldade em obter ajuda da Funai e do órgão de saúde indígena, o que aumenta a fragilidade deles frente ao novo coronavírus.

As doações, de qualquer quantia, devem ser feitas diretamente para  o Instituto Mpumalanga,  consultando os dados no site.  O  Mpumalanga é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, que atua nas áreas da educação, arte, meio ambiente, alimentação e comunicação.   Desde 2015, o Instituto realiza e apoia ações no sul do Amazonas  para fortalecimento das línguas e das culturas dos povos Apurinã, Paumari, Deni, Jarawara e Jamamadi, da região do Médio Rio Purus.

“Pedimos que as pessoas contribuam com o que puderem em recurso, pois  isso  fará diferença para as comunidades indígenas necessitadas”

afirma a jornalista, educadora e Chef de cozinha Adriana Saldanha, diretora do Mpumalanga.    “Devido à gravidade do COVID-19 para essas populações  mais vulneráveis às doenças, entendemos que é necessário incluir o atendimento emergencial entre as nossas ações, em colaboração com as lideranças indígenas locais”, completa Adriana Saldanha.

As cestas básicas e  outros insumos de higiene, incluindo máscaras,  serão adquiridos  dentro desta campanha junto ao comércio de Lábrea, com supervisão de lideranças indígenas parceiras do Instituto, visando fomentar a economia local neste momento de quarentena.

Segundo Adriana Saldanha, a ação do Instituto na região do Médio Rio Purus começou em 2015 com a primeira etapa da Caravana das Artes no município de Lábrea, distante mais de 700 km de Manaus.  A Caravana das Artes  levou capacitação em arte educacional com a metodologia Viva com Arte a professores  indígenas e não indígenas, bem como atendimento direto a alunos indígenas e não indígenas do ensino fundamental da rede pública  na Arena Caravana,  em tendas de linguagens artísticas.  Nas ações, também um trabalho de fomento, registro  e divulgação da produção cultural indígena com  envolvimento da comunidade na tenda dos saberes, erguida especialmente para troca de conhecimentos e fazeres  sobre a cultura dos povos da região.   Até  2019 foram realizadas ainda outras duas etapas da Caravana das Artes, dois seminários , pesquisa e registro audiovisual da culinária indígena,  formação em arte educacional junto a professores e famílias indígenas, nas aldeias dentro da floresta e na sede do município de Lábrea, bem como  apoio à confecção de materiais pedagógicos  na língua materna. 

PARA SABER MAIS SOBRE AS CARAVANAS E AS COMUNIDADES INDÍGENAS DO MÉDIO RIO PURUS, ACESSE TAMBÉM NOSSAS REDES SOCIAIS E O CANALYOUTUBE DO INSTITUTO MPUMALANGA.

COMO FAZER SUA DOAÇÃO:

PARA DOAR QUALQUER QUANTIA:

utilize a imagem do QR code, para acessar os dados do Instituto Mpumalanga ou verifique os dados bancários unicamente pelo site.   

Instituto Mpumalanga Cultura Tecnologia e Meio Ambiente
BANCO DO BRASIL | AG. 3039-2 | CC. 16.706-1
CNPJ 15.350.954/0001-00

Mais informações – + 55 11 9 98388794
www.mpumalanga.com.br
https://www.facebook.com/institutompumalanga/