Todas por Elas na Literatura, de março, será na sua casa

Fique em casa para a 1ª. reunião on-line de leitura de 2020

Na próxima terça-feira, 31 de março, às 19h, a Casa Brasileira e o Instituto Mpumalanga vão realizar a primeira reunião on-line do grupo de leitura Todas por Elas na Literatura. O debate virtual acontecerá por meio de um chat ao vivo no Facebook da Casa Brasileira, dia 31/03, a partir das 19h.

 

Qualquer pessoa pode entrar, gratuitamente, acessando o link: https://www.facebook.com/institutompumalanga/

A ideia é que as pessoas que queiram participar fiquem em casa e possam, com um click, entrar na discussão sobre o livro da escritora Elvira Vigna, intitulado “Nada a Dizer”. A reunião do dia 31 do Todas por Elas na Literatura estava prevista na agenda semestral do grupo de leitura, divulgada em dezembro do ano passado, antes das notícias sobre os riscos da contaminação pelo coronavírus.

O grupo de leitura Todas por Elas na Literatura foi lançado em 27 de outubro de 2018 na Casa Brasileira, em São Sebastião, litoral norte de São Paulo. Faz parte do projeto TODAS POR ELAS e é um espaço para leitura de gênero, com reuniões mensais presenciais de conversa sobre livros escritos por mulheres.

O projeto Todas por Elas surgiu para conectar mulheres e saberes com foco no empreendedorismo, explica Adriana Saldanha, diretora do Instituto Mpumalanga e da Casa Brasileira. O Todas por Elas na Literatura vem somar-se a esse trabalho para dar visibilidade à escrita feminina, e isso é possível, neste momento de uma pandemia, também com uso da internet. Por isso estamos organizando essa ação on-line do grupo de leitura, que estará aberto a todas e a todos os interessados, pelo facebook da Casa Brasileira”, afirma Adriana.

 

Ana David, coordenadora geral do TODAS POR ELAS e organizadora da primeira reunião virtual do grupo de leitura, afirma que “é preciso enxergar sempre novos caminhos e novas possibilidades diante das adversidades, e esse formato de chat ao vivo, com cada pessoa em sua casa, será mais uma ferramenta para que o Todas por Elas na Literatura chegue a um maior número de pessoas”

 

Para Janaína de Figueiredo, curadora literária do projeto, “a pandemia do coronavírus nos impõe o desafio de pensar no outro e de nos reconectar de diferentes formas, pois, enquanto o texto literário amplia a nossa humanidade e nos torna mais solidários, a tecnologia abre para nós um canal importante de diálogo e conexão, de espaços coletivos, hoje tão importantes”. Sobre a leitura da próxima terça-feira (31).O chat on-line sobre o livro da escritora Elvira Vigna, “Nada a Dizer”, terá mediação da advogada Daniela Primazzi, membro da Comissão Mulher Advogada e vice presidente da Comissão de Direito Sistêmico da 136ª. subseção de São Sebastião da OAB-SP. No livro, a escritora Elvira Vigna esmiuça as relações afetivas do ponto de vista de uma mulher traída. Elvira morreu em 2017, teve vários livros publicados e prêmios, como o de ficção da Academia Brasileira de Letras e dois Jabuti.

 

Segundo a curadora, “nossa escritora do mês de março traz um ponto de vista sobre o mundo contemporâneo e, cada pessoa, em sua casa, pode participar do debate coletivo em torno desse livro”.

 

Até o último mês de fevereiro/2020, foram realizados 15 encontros presenciais de leitura, na Casa Brasileira, com participação gratuita. Já atuaram como mediadoras: Priscila Siqueira, Ellen Rocha de Oliveira, Taluana Torres, Daniela Outi, Priscila Enrique de Oliveira, Shirley Rodrigues, Márcia Guimarães, Isabel Galvanese, Ana Paula Aragão,
Thais Laviero, Neide Palumbo, Sandra Lourenço, Rosinéa Garçon, Vanessa Monteiro Gonçalves, Bruna Gonçalves Borrego e Ana Gabriela Araújo.

 

 

 

Sobre o Todas por Elas na Literatura


O projeto Todas por Elas na Literatura é um espaço para leitura e conversa sobre livros escritos por mulheres. É aberto a mulheres e homens, com participação gratuita, e retomará reuniões presenciais quando a quarentena terminar. Enquanto isso, estaremos on-line.

 

 
 

 

Chat ao vivo – Todas por Elas na Literatura ON-LINE / GRATUITO
Data – 31/03/2020
Horário – 19h
Local – SEM SAIR DE CASA – pelo facebook da Casa Brasileira –
acessar o link – https://www.facebook.com/institutompumalanga/
Informações: (11) 9 98388794
Realização- Instituto Mpumalanga | Casa Brasileira
Apoio: Multcar