top of page
Foto do escritorInstituto Mpumalanga

Chá com Livros faz homenagem ao Dia da Poesia






Com participação online dos escritores Elisa Lucinda, arrudA, Auritha Tabajara, Rudá Ventura, dos atores André Américo e Val Perré e da musicista Ligia Kamada, o Chá com Livros deste sábado (31) faz uma homenagem aos poetas brasileiros.

No Dia Nacional da Poesia, comemorado em 31 de outubro, a revista online pretende trazer a visão de diferentes poetas e artistas sobre o mundo de hoje, o papel da poesia para pensar a realidade, os poemas em sala de aula, os trabalhos poéticos que unem texto e música e a poesia que retrata ancestralidades e a visão do feminino.

Apresentado por Ana David, com transmissão gratuita às 17h pelo facebook e youtube do Instituto Mpumalanga, Chá com Livros deste sábado vai também marcar o mês da Consciência Negra, que começa no domingo (01/11), fazendo uma homenagem a um dos maiores nomes da poesia negra, Solano Trindade. Poeta, cineasta, pintor e homem de teatro, Solano nasceu em 24 de julho de 1908, no Recife, e morreu em 1974.


Convidados do Chá com Livros - Dia da Poesia


A poetisa, escritora, jornalista, cantora e atriz Elisa Lucinda é uma das entrevistadas deste Chá com Livros. Autora de 18 livros e uma das escritoras que mais popularizaram a poesia no Brasil, Elisa Lucinda vai falar dos seus trabalhos e da adaptação da vida de Solano Trindade para o teatro, onde contracenou com o ator Val Perré na peça Solano-Vento Forte Africano. Val Perré, com trajetória em teatro, cinema e televisão, representou Solano, que muitos críticos consideram o criador da poesia “assumidamente negra” no Brasil. O ator André Américo integra o elenco da peça Negra Palavra, do Coletivo Negro & Teatro Íntimo, em cartaz online desde o início da pandemia, e falará sobre como a poesia negra de Solano Trindade encontra a dança. O poeta arrudA e a musicista Ligia Kamada vão mostrar no Chá com Livros o processo criativo de vídeo-poemas. Poeta, compositor e performer, arrudA lançou recentemente na FLISS 2020 seu quarto livro, “Fragmentos de uma canção impossível” , mesmo nome do vídeo- poema que teve ambientação musical feita por Ligia Kamada. Autora de “Magistério Indígena em Verso e Poesia”, adotada nas escolas do Ceará, de “Coração na Aldeia e Pés no Mundo”, lançado em 2018, e do inédito “Lenda de Jurucê”, a ser lançado em breve, Auritha Tabajara destacará a ancestralidade em seu trabalho literário. Rudá Ventura, poeta, músico, historiador e educador, autor de “Preamar”, falará sobre a poesia enquanto arte e suas possibilidades no trabalho educacional com crianças e jovens.

O Dia Nacional da Poesia foi instituído pela Lei 13.131/2015, que determina o dia 31 de Outubro como a data oficial para essa comemoração, em homenagem ao nascimento do escritor Carlos Drummond de Andrade. O dia da poesia no Brasil já foi comemorado informalmente no dia 14 de março, data em que nasceu, na Bahia, em 1847, o escritor Castro Alves.

Serviço: Chá com Livros | revista online - 31/10/2020 - sábado | Horário: 17h | Transmissão ao vivo – YouTube e Facebook do Instituto Mpumalanga
52 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page