Acompanhe as ações da Caravana do Esporte e Caravana das Artes na cidade de Macapá, Amapá.
Caravana das Artes - Macapá - AP Dias 08, 09 e 10/Ago Local: Sede Campestre Domestilar:
Rodovia Juscelino Kubitschek, 5108- Bairro Universidade – KM 6- Amapá.
10/08/2023 - 18H00
ESTA É SÓ A SEMENTE
O calor é forte. Mas é mais forte ainda a vontade de compartilhar a caminhada das Caravanas, o encantamento, que surge das metodologias para dar o tom educacional ao esporte e à arte, e de aprender com o povo de Macapá. Pessoas que vivem tão conectadas com a natureza.
A Caravana das Artes e a Caravana do Esporte se despedem da capital do Amapá com uma saudade boa de quando se faz amigos. De quando aquela jornada fez a diferença.
Nossos sinceros agradecimentos à Prefeitura de Macapá, que acolheu os projetos com um carinho e respeito exemplares. A Lucas Mazzo @mazzolucas, que abraçou a Caravana do Esporte como se fosse um professor de longa data, a Oneide Bastos @oneide_bastos, que compartilhou a sua história de amor ao Marabaixo, ajudando a Caravana das Artes na tarefa de ensinar através da arte.
O movimento da Caravana do Esporte e da Caravana das Artes continua o seu percurso. Mas o elo com Macapá está criado, assim como a semente do educar através da arte e do esporte está plantada.
Por uma educação inclusiva, com ARTE e ESPORTE!
09/08/2023 - 19H00
AJUDANDO A MANTER VIVO O PATRIMÔNIO IMATERIAL
A cultura brasileira é repleta de formas de fazer, de cantar, de produzir arte que foram compartilhadas de geração em geração por meio do registro oral. Das histórias de quem é o nosso povo.
Esse é o patrimônio imaterial. Não é um objeto ou um monumento construído em um local, mas é a essência da riqueza de um povo. A Caravana das Artes, desde o seu primeiro dia na estrada, acredita no poder desses “não objetos”, na cultura expressa no modo de vida de diferentes comunidades e na importância dessa cultura local e regional dialogar com a escola.
Em Macapá, receber nas Caravanas artistas do Marabaixo, com a Associação Folclórica Marabaixo do Pavão e com todo o talento da cantora amapaense Oneide Bastos, ao lado do músico Paulo Bastos, convidados da Caravana das Artes, permitiu conectar a raiz da cultura amazonense com crianças, jovens e professores da rede de ensino. Muitos deles certamente ouviram dos pais e avós histórias da cultura popular local, mas, possivelmente, nunca haviam visto de perto a dança, as sonoridades, os movimentos e as roupas coloridas do Marabaixo. Foi possível voltar no tempo para entender a origem da palavra e como os
movimentos da dança surgiram para lembrar o balanço dos navios que chegavam trazendo da África mulheres e homens negros escravizados.
São momentos importantes para fortalecer o aprendizado por meio da cultura e da arte.
09/08/2023 - 17H00
ONEIDE BASTOS NA CARAVANA DAS ARTES
Reconhecida como uma das mais importantes vozes da música da região amazônica, Oneide Bastos visita, na tarde de hoje, a Caravana das Artes, na etapa dos projetos em Macapá. A convite da Caravana, Oneide participa voluntariamente das atividades de música e dança para crianças das escolas municipais. Com a cantora, o músico Paulo Bastos, filho e parceiro musical da artista.
09/08/2023 - 16H30
AULA DE CULTURA POPULAR NA CARAVANA DAS ARTES
Caravana das Artes recebe, na tarde de hoje (9), a visita do músico amapaense Paulo Bastos. Em aula aberta, acontecendo agora, sobre a dança e a batida do Marabaixo, na tenda de som e movimento das Caravanas.
09/08/2023 - 11H30
UMA TEIA REPLETA DE PERCURSOS Fotos: Fabio Gusmão
Em uma prova de Triatlon se pratica Natação, Ciclismo e Corrida. – Na Caravana do Esporte se pratica Atletismo, Lutas, Slackline, Jogos em Equipe, Basquete, Voleibol e muito mais!
Na Caravana das Artes não é diferente: As crianças exercitam através da dança os movimentos controlados do corpo. Como em uma orquestra, se organizam para fazer melodia em um trabalho em equipe.
Costurado a tudo isso está a valorização da cultura local, as reflexões sobre o ensino do esporte e da arte e o olhar diferenciado para a sustentabilidade e a inclusão de todos. Este é o movimento da Caravana das Artes e Caravana do Esporte
09/08/2023 - 9H30
A COR E O MOVIMENTO DA FORMAÇÃO DA CARAVANA DAS ARTES Fotos: Fabio Gusmão
Formar remete a dar uma forma, um molde. O que faz a formação na metodologia “Viva com Arte” não é moldar, mas é propor um novo olhar, refletir sobre os valores de nossa cultura e, em conjunto com os professores das escolas públicas, propor uma educação pelo sensível, com movimentos, cores e sons diversos, para ressignificar o ensino e a aprendizagem por meio das linguagens artísticas em sala de aula.
08/08/2023 - 18H30
O PRIMEIRO DIA DA CARAVA EM MACAPÁ EM IMAGENS Fotos: Fabio Gusmão
Foi um dia de muito calor, mas com muita ação na arena da Caravana das Artes e Caravana do Esporte. Veja a seguir a programação do segundo dia: 08h às 11h - Diálogos e vivências sobre autismo e inclusão | Tenda das Artes.
Público alvo: educadores, pais, especialistas e gestores. Com:
Gabrielly Oliveira Lima – Psicóloga e atendente terapêutica.
Denny Neves – Professor de dança e cultura popular do Instituto Mpumalanga
Alexandre Arena – Coordenador Pedagógico do Instituto Esporte & Educação
09|08 – 16h – Pocket Show para as crianças na Arena da Caravana.
Participação da cantora Oneide Bastos e do músico Paulo Bastos
Local: Tenda das Artes.
Além destes eventos, a Caravana do Esporte e Caravana das Artes terá durante a manhã e tarde a tradicional participação dos alunos da rede pública de ensino, além de realizar as formações aos professores.
08/08/2023 - 18H00
MARABAIXO NA CARAVANA DAS ARTES
Em 2018, os professores da Caravana das Artes viram de perto pela primeira vez o Marabaixo, uma manifestação cultural que é um patrimônio da região. Naquele momento Macapá era apenas um ponto de ligação, pois a Caravana estava a caminho de Laranjal do Jari. Mas o Marabaixo foi um dos assuntos da viagem, por sua riqueza de movimento, som e cor. Agora, para abrir a etapa de Macapá, foi a vez do Marabaixo fazer parte da Caravana em uma apresentação da Associação Folclórica Marabaixo do Pavão, a ação é uma oportunidade de conectar a cultura tradicional com as crianças e jovens que participam da Caravana das Artes, além de ser um presente aos professores da Caravana das Artes que tanto se apaixonaram pelo Marabaixo. E vem mais: amanhã, dia 09, será a vez do músico Paulo Bastos e da cantora Oneide Bastos trazerem para a arena da Caravana das Artes o canto regional amapaense e a sonoridade do marabaixo, em brincadeiras musicais com as crianças da rede de ensino nas tendas dos projetos. Participação de @patriciabastoscantora @marabaixo_pavao@oneide_bastos
08/08/2023 - 9H30
UMA ABERTURA COM MUITA ARTE, ESPORTE E CULTURA
Marabaixo por toda a Caravana das Artes em Macapá.
A Caravana das Artes em Macapá terá ainda a participação voluntária de uma das mais importantes vozes da cultura regional e da música amazonense, a cantora amapaense Oneide Bastos, que visitará as tendas de som e movimento na quarta-feira (9) para conhecer as atividades educacionais, brincar com as crianças e participar , às 16h, de um pocketshow para os estudantes e educadores locais, juntamente com o músico Paulo Bastos, especialista no instrumento do Marabaixo.
07/08/2023 - 18H30
NÃO SE FAZ UMA CARAVANA SOZINHO
Fotos: Nagila Rocha
É um grande desafio explicar de uma forma simples, afinal de contas, quais são as oportunidades oferecidas por uma Caravana das Artes e uma Caravana do Esporte.
O evento envolve os alunos, a comunidade, os educadores e, além de tudo isso, os gestores públicos.
Em uma cidade em que toda a administração pública se envolve no evento, as sementes da Arte e do Esporte educacionais têm mais chances de crescer e se transformar em uma floresta de possibilidades. É nessa energia que começamos a Caravana das Artes e a Caravana do Esporte em Macapá - AP.
O aprendizado verdadeiro só acontece com trocas, compartilhamentos e participação.
Nas fotos: reunião, ontem à noite, de equipe das Caravanas com o Prefeito de Macapá, Antônio Furlan.
07/08/2023 - 18H00
MARABAIXO, PATRIMÔNIO CULTURAL AMAPAENSE
Mônica Ramos, presidente da Associação Folclórica Marabaixo do Pavão, acompanhou neste final de semana a montagem das tendas da Caravana das Artes, em Macapá.
Ela conversou com a professora Marilene Silva, das Caravanas, contando sobre as raízes do Marabaixo, manifestação cultural que é patrimônio imaterial.
O grupo fará uma apresentação especial, nesta terça-feira (8/08), pela manhã, durante a abertura oficial da Caravana das Artes, etapa Macapá, na tenda dos projetos.
Realizada em parceria com o UNICEF, a Caravana das Artes em Macapá-AP tem apoio da Prefeitura Municipal e da Domestilar, que cedeu espaço para montagem da arena.
O projeto tem patrocínio de empresas privadas por meio da Lei de Incentivo à Cultura.
07/08/2023 - 13H23
A ARENA DA CARAVANA EM MACAPÁ
Criar um espaço seguro que permita o acolhimento, a inclusão de múltiplas modalidades esportivas, além de espaços para explorar o aprendizado da arte é uma missão e tanta!
As arenas da Caravana das Artes e Caravana do Esporte são pensadas para o esporte estar bem pertinho da arte e para que ambos permitam o exercício da educação e do aprendizado.
A Caravana do Esporte e Caravana das Artes estarão em Macapá – AP na Sede Campestre Domestilar nos dias 08, 09 e 10 de Agosto de 2023 nesta jornada de muito esporte, arte e educação.
A Caravana das Artes tem patrocínio das empresas IPIRANGA, VALE, EDP e OTIS, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, Ministério da Cultura - Governo Federal.
A Caravana do Esporte tem patrocínio das empresas MASTERCARD e VALE, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte, Ministério do Esporte - Governo Federal.
Comentários